Dicas para passar no Exame de Código

Talvez procura testes de Código grátis, apontamentos, dicas importantes ou outras informações para ajudar a passar no Exame do Código, então está no sítio certo. 
Não importa em que Escola de Condução está inscrito. Aqui todos podem aprender.
Espero contribuir para uma boa aprendizagem do Código da Estrada e para tal coloco neste Blog todo o material que possa contribuir para o seu sucesso...

Cliquem nestes links:

>> Apontamentos do Instrutor (O Código da Estrada resumido, testes com resolução, Vídeos formativos e outras informações importantes) - Espetacular


>> Todas as perguntas do Exame Teórico que o IMT disponibilizou em ficheiros PDF e com soluções - Fantástico


>> Dúvidas frequentes dos candidatos relativas aos procedimentos nas escolas de condução


>> O que precisa de saber fazer no exame de condução




Se pretenderem tirar dúvidas, façam um comentário, expondo a vossa dúvida o melhor possível. Obrigado...

112 comentários:

  1. Olá Sr. instrutor, queria dár-lhe os parabéns pelo seu blogue, é simples, claro e fácil de entender e está a ajudar-me bastante... Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite!
    Quero Felicita-lo pelo site e por se por ao dispor de todos.Conheci ha pouco tempo este blog e daí em diante, uso-o todos os dias. Obrigada e Parabens.

    ResponderEliminar
  3. O seu Blog está simplesmente fantástico. Muitos Parabéns e continue com este projecto.

    ResponderEliminar
  4. Descobri este blog quando estava a estudar para o código. Fiquei surpreendida por apresentar o código de uma forma tão simples e compreensível. Vou divulgá-lo a outras pessoas que também estão a estudar. Obrigada pela ajuda e parabéns.Continue com este trabalho tão "abençoado".

    ResponderEliminar
  5. Tenho de felicitar esta bela iniciativa. Andava meia perdida sem saber para que lado me virar e o que é certo é que aqui encontrei o material e apoio necessário. Obrigado ...

    ResponderEliminar
  6. pessoal este site é imprescindível.. é muito bom mesmo !!

    ResponderEliminar
  7. boas os exames teoricos do imtt têm imagens ? vou fazer exame amanha e nao sei

    ResponderEliminar
  8. Olá André, todas as questões têm imagem, contudo as perguntas podem referir-se na generalidade e não terem nada a ver com a própria imagem, é uma questão de estar atento e saber interpretar a pergunta.
    Já agora tem várias opções de escolha múltipla ...
    Boa Sorte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas tenho uma duvida perante de um sinal de obrigação de virar a esquerda se vir na via mais a direita tenho que mudar de via da esquerda obrigado.

      Eliminar
  9. Obrigado pelo esclarecimento, o caso das imagens não terem nada a ver com a questão eu já sabia, eu apanho muitas vezes perguntas assim nos exames na escola, sobretudo sendo muitas delas ratoeiras. mas vi num forum dizerem que não tinha imagens e entrei em parafuso . mas obrigado pelo esclarecimento

    ResponderEliminar
  10. boa noite eu gostava de saber com faz para pasar no exame de codigo ja la foi 6 vez e eu sei as coisas xego la eskeso me de todo +ff ajueme

    ResponderEliminar
  11. boa tarse queria tirar uma duvida esta ia alguen

    ResponderEliminar
  12. eu queria saber se e verdade que as perguntas iaom passar 30 a 50

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, peço desculpas pelo atraso em responder...
      Relativamente à questão, para já não se fala nessa alteração, até porque houve alteração recentemente relativamente a este tema e continuam a ser as 30 perguntas para as categorias B/B1.
      Já se for para as categorias "A", se estiver a tirar tb o Código, aqui sim sofreu alterações, passaram de (20+10) para (30+10), ou seja 40 perguntas na totalidade.

      Eliminar
  13. Espero que este site ajude me, porque mesmo desmotivada, já perdi muitas x a licença. Vou começar tudo de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não desanime, vai ver que este blog lhe vai ajudar ...
      Aqui pode encontrar todas as perguntas que saiem no respectivo exame e com todas as soluções.
      Bom estudo.

      Eliminar
  14. Boa noite.. aqui tambem tem ajuda para o exame para TCC?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Boa Noite ... tenho pena, mas não, para essa formação não tenho dicas. Quem sabe no futuro talvez tb possa ter ... Obrigado.

      Eliminar
  15. Ola sr instrutor,os meus parabens pois acho que vai ajudar muita gente a tirar a carta de condução e a andar na estrada.Tenho uma dúvida em relação ás crianças que tem de andar de cadeira salvo erro até aos douze anos ou 1,50m de altura é isso não é? A minha dúvida a criança tem 1,52m de altura no cartão de cidadão diz 1,49m como provar que esta criança~tem 1.52 de altura e não 1,49 como reza o c.c.. O brigado

    ResponderEliminar
  16. Olá, a sua questão tem razão de ser, contudo as entidades policiais não são tão rígidas de chegar ao ponto e confirmar através do cartão de cidadão, até por essa ordem de ideias uma criança teria que andar a alterar constantemente o seu cartão de cidadão, pois nunca está actual, visto estar em crescimento constante. Qualquer das formas é uma questão pertinente, e também depende muito do agente policial... tem que existir um pouco de bom senso, mas tudo é possível.
    Boa continuação... e conduza em segurança.

    ResponderEliminar
  17. Eu nao sei como voces conciguiram.Mas eu estudo faco muitos testes e nao passo das 8 erradas,se voces me podere ajundar agradeco.

    ResponderEliminar
  18. ola eu gostaria memo que me respode-se e que eu tanho um filho com 4 anos e no sitio onde moro nao a trasportes, eu estudo faco testes e nao passo das 8 erradas ja nao sei o que fazer por favor ajundeime presico mesmo da carta obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, tenho todo o gosto em ajudar, para já pode estudar pelos meus apontamentos no ponto 2, de seguida pode visualizar no ponto 3 todas as perguntas exactamente iguais às perguntas do exame oficial do Centro de Exames e com todas as soluções elaboradas por mim. Mais do que isso, tem que me dizer que outro tipo de ajuda pretende???
      Obrigado

      Eliminar
  19. ola mas eu nao consigo momorizar as coisa ja nao sei o que fazer por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu estudo.mas nao consigo momorizar.entao diz me como momorizar.

      Eliminar
    2. Sem brincadeira, tome um estimulante cerebral para aumentar a memória e a concentração, pode ajudar. Eu tomo memofix.
      E peço desculpa pela correcção mas acho que outros a corrigir também se aprende, escreve-se memorizar.

      Eliminar
  20. por favor a algue de loule que taija a estudar para o condigo e que me queira ajundar.agradenco muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando a estudar muito e nos testes erro sempre 5 ou seis mas vou a exame pode ser que tenha sorte
      O exame de código é uma sorte
      Decorar nunca mas sim perceber o que quer dizer as perguntas

      Eliminar
  21. ola gotaria que me ajudasse aqui numa duvida : de acordo com as novas leis,quem possui a categoria B pode conduzir tratores agricolas ou florestais cujo peso maximo nao exceda os 6000kg?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá...
      Sim, é verdade... a categoria B1 permite conduzir tractores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados até 6000Kg. Quem tira a categoria "B" fica automaticamente habilitado com a "B1".
      Pode confirmar isso nos meus apontamentos em:
      "Dicas para passar no exame de código", depois "Apontamentos do instrutor ...", depois "Tema VI, ver RHLC_PrincipaisAlteracoes_DL_138-2012, na página 7 refere isso mesmo"
      Continuação de bom estudo ...

      Eliminar
  22. boas, o exame de codigo é mais dificil do que os testes??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jokas,
      O exame do código não costuma ser mais difícil do que os testes... e já agora se verificar no ponto 3- onde diz "Todas as perguntas do Exame Teórico que o IMT disponibilizou em ficheiros PDF e com soluções - Fantástico" são exactamente essas as perguntas que saem no exame.
      Continuação de bom estudo...

      Eliminar
    2. Ainda se mantém as questões que saem nos exames? Há imagens que são confusas, não se precebem bem e induzem em erro!

      Eliminar
  23. Boa noite !

    Tenho dúvidas na seguinte questão: Sempre que á minha frente circula um veiculo de marcha lenta, a manobra de ultrapassagem é permitida?

    Opções- Certo ou errado




    NOta: A imagem tinha uma faixa de rodagem com duas vias, uma para cada sentido... na via da direita tinha um veiculo de marcha lenta e um sinal de proibição de exceder a velocidade de 30.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre, pode estar num local de visibilidade reduzida, traço contínuo, veículos a ultrapassar já o de marcha lenta, veículos a circular no sentido contrário, pode estar numa passadeira, etc.

      Logo a resposta é errado.

      Eliminar
  24. boa tarde, eu gostava de saber qual a melhor maneira pra saber as distancias para quando formos estacionar nao bater no passeio?

    ResponderEliminar
  25. boa tarde, eu gostava que me explicasse como contornar um obstáculo em marcha atrás.
    Se souber de algum video ou imagens que me ajudem deixe o link se faz favor.

    ResponderEliminar
  26. Olá, meu nome é Rodrigo,
    Passar no exame de código não é questão de sorte pois existem muitas pegadinhas, muitas ratoeiras. É mais uma questão de interpretação de texto e claro saber minimamente o código.
    Fiz o primeiro exame de código e chumbei.
    Depois de chumbar estudei bastante por este blog que é muito interessante principalmente por conta dos vídeos disponíveis. Assistia aos vídeos, voltava onde não havia entendido e assistia novamente.
    Não adianta fazer centenas de testes simulados por dia, há de estudar, entender e ficar atento aos apanhados que eles fazem.

    Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  27. Ninguém arranja uns resumo de código?

    ResponderEliminar
  28. Olá gostaria que me tirassem uma duvida, eu não estou a gostar das aulas
    é possível ser provado no exame de código estudando apenas em casa?
    espero uma resposta, abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podes mas a vantagem das aulas é que os instrutores dão sempre dicas, e alerta de atenção do que se passa do exame e podem ( dependo da escola ) fazer exames e correção

      Eliminar
  29. Ola
    Sr.instrutor sou a Sandra Silva gostaria que me ajuda se a memorizar as coisa ja nao sei o que fazer.
    Obrigada aguardo resposta.

    ResponderEliminar
  30. Ola muito bom dia preciso de ajuda,estou a tira a carta já a três anos ,e não consigo passar no código''por favor ajude-me obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3 anos??? kkk

      nao deves estudar em casa nem ir as aulas nao é?

      o segredo é força de vontade

      Eliminar
  31. Quantos testes de exame recomenda-me a fazer por dia?
    neste momento encontro-me a errar 3/6

    ResponderEliminar
  32. Olá Boa Noite! Felicito-o pela ajuda que oferece gratuitamente partilhando a sua experiência neste blog. Na escola de condução que frequento, perguntam-nos sobre se pretendemos fazer os exames no IMTT ou na ACP. A questão que aqui coloco já a fiz na Escola, referem-me apenas a marcação de exames na ACP, por ser privada, apesar de ser mais cara, é também mais rápida. No entanto, suscitam-se-me dúvidas entre uma e outra. Poderá dar-me umas dicas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha irmã foi ao ACP e passou à primeira. A minha sobrinha já repetiu o exame 3 vezes e chumbou. Não sei qual o melhor, mas cheira-me a "tacho" entre a ACP e as Escolas de Condução...

      Eliminar
  33. Boa tarde, gostaria de saber quais os exames que devo fazer para treinar os de segurança rodoviária ou do IMTT?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá peço desculpa pelo atraso em responder...
      Serão sempre melhores os do agora chamado IMT, pois as perguntas que saiem no exame são essas mesmas.
      Pode visualizar aqui no blog todas as perguntas que existem no ponto 3.

      Eliminar
  34. ola. alguem sabe me dizer se para a categoria B continuam as 30 perguntas?

    ResponderEliminar
  35. bom dia , comecei a tirar a carta no ano passado mas entretanto vim para a suica e nao xeguei a faser o exame de codigo.. estudo estudo e nao passo das 6 erradas :( , pode dar me dicas de estudo ? estou a desanimar .. pff

    ResponderEliminar
  36. Boa oite, eu tenho estado a faser testes num siteja com as novas regras de 2014, ja era raro xumbar num teste.. hj fui comprar a pen , e xego a errar 13 ://// .. Orientome pela pen, ou pelo site que fazia os testew ?

    ResponderEliminar
  37. Preciso de ajuda, estou a menos de 10 aulas do fim e ainda não consigo estacionar lateralmente sem bater com a roda no passeio, estou desesperada, ajudem-me. Catarina

    ResponderEliminar
  38. Olá o meu nome é Andreia estou muito triste,foi a exame hoje e chumbei de novo com 7, estava super calma eu sabia as coisas acabei ate o exame cedo, mas quando vi o resultado chumbei,já é a 3 vezes que vou a exame e chumbo estou super triste a minha vontade é de desistir de tudo, é uma vergonha eu chumbar 3 vezes no exame de código ... ajuda me por favor....

    ResponderEliminar
  39. Vou na quarta a exame de conducai alguem me ajuda me da dicas estou super nervosa e acho que os nervos me vao atrapalhar

    ResponderEliminar
  40. Bom dia gostava de saber se o livro de código varia de escola para escola ? e dificuldades no travão de mao devo destravar lo com o carro apenas ligado ? e também nos três pedais do carro para que servem ? e nas 5 mudanças do carro que devo fazer com elas ?agradecia mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, os livros de código variam e escola para escola, travão de estacionamento (mão)( convinha só destravares com o carro ligado né? :) , a 1º mudança é apenas para iniciar a marcha o resto é para pores conforme a velocidade que andes :), o da esquerda é o da embraiagem serve para pores as mudanças(se não pisares o pedal quando pões a mudança das duas uma ou arranhas a caixa ou partes a caixa) o pedal do meio travão de serviço e o da direita acelerador
      Espero ter ajudado hehe ^^'

      Eliminar
    2. Boa tarde obrigada então só destravo o travão de mão com o carro ligado sim já entendi, mas eu quando entro no carro carrego na embraiagem a fundo e depois ligo o carro e destravo o travão de mão e vou largando a embraiagem e só ai carrego no pedal acelarador certo ? e depois quando parar o carro ainda ligado travo o travão de mão certo ? e os três pedais chamam-se embraiagem, freio e acelarador ? a embraiagem serve para arrancar com o carro, o freio para parar certo ?

      Eliminar
  41. Bom dia todas as perguntas estão que saem no exame de código estão no livro de código ?

    ResponderEliminar
  42. Boa noite gostaria de saber como faço para passar no exame de código a primeira sou bastante ansiosa e com os nervos receio esquecer me de tudo quando for fazer o exame ajudem me pf

    ResponderEliminar
  43. Muito bom este blog! Passei à primeira com a vossa ajuda e também dos testes que fiz no http://codigo.pt !! Obrigado!!!

    ResponderEliminar
  44. No sinal de stop tens de parar e ceder a passagem a todos os veiculos. A rasteira é que a bicicleta continua em frente, e tu ao mudares de direção para a direita não te cruzas com ela, sendo assim nunca lhe tens de ceder a passagem. Logo só tens de parar e ceder a passagem ao automóvel ligeiro que também segue em frente. A única diferença é que para virares à direita tens de entrar na via em que ele circula, e como tal cedes-lhe a passagem.

    ResponderEliminar
  45. boa tarde! estou num entroncamento e pretendo mudar de direcção a esquerda sendo eu um automovel e tenho um pesado a minha frente(e segue em frente) e um velocipede a minha esqueda( que nao diz para onde vai) ..quem passa primeiro?

    sendo as respostas apenas. EU; VELOCIPEDE; PESADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      caso o velocípede siga em frente (não havendo o sinal de cedência de passagem ou o STOP em nenhum dos troços do cruzamento), trata-se de uma situação não prevista pelo código, pois todos têm alguém à sua direita. Caso vire à direita, passa ele em primeiro, depois o pesado e por último o automóvel.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. obrigado..foi o que pensei..abraços

      Eliminar
  46. Boa noite ando a tirar a carta e já fui a exame de código e chumbei:(
    Agora estudo estudo e não consigo decorar nada parece que estou bloqueada,será que me poderá ajudar? Obrigada

    ResponderEliminar
  47. BOA NOITE! O QUE QUER DIZER O E 90 QUE ESTA DE COR VERDE NOS SINAIS DE INDICAÇÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      penso que queria perguntar o que é o E 90 que costuma aparecer, com fundo verde, nos sinais de confirmação (L1)...
      Pois, E 90 significa estrada europeia número 90.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  48. Boa Noita! na 1 aula de condução de que fala ou faz necessariamente?conduzimos logo o vemos vemos primeiro o instrutor a conduzir?

    ResponderEliminar
  49. Por favor gostava de saber quanto tempo tem a validade o exame de código, fui a exame de condução, e chumbei,
    depois tive que ausentar será que posso comprar algumas lições e ficar encartado,obrigado Cesar Rocha



    ResponderEliminar
  50. estou num cruzamento e estou num automovel e tenho do meu lado direito um velocipede e o velocipede tem do seu lado direito um veiculo de tracção animal e seguem todos em frente.. que passa primeiro?

    ResponderEliminar
  51. boas tardes, tenho uma pen da segurança rodoviária , nela da para fazer exames da própria segurança rodoviária e também do imtt
    qual deles recomenda eu fazer?

    ResponderEliminar
  52. boa noite

    ando a ficar muito desmotivado ja quase passaram os dois anos de licença

    sou obrigado a beber muita agua , originando assim mais urina , durante o exame de codigo como irei fazer??

    tenho de levar algum atestado e assim poderia ir ao wc acompanhado de um instrutor como em certos exames?

    obrigado

    ResponderEliminar
  53. Ola boa noite, queria apenas saber se as indicações dadas ai em cima estão agora de acordo com o novo código da estrada ?

    ResponderEliminar
  54. Escrevi mas não apareceu o meu comentário :/.
    Bom dia eu gostaria de saber se o exame do código continua a ser com as mesmas imagens e perguntas que se encontram neste site disponibilizadas pelo IMT, meu irmão tirou a carta a 7 anos atrás ele disse que são exactamente as mesmas ... gostaria de saber se ainda continuam a ser ou se foram actualizadas. Agradeço antecipadamente pela resposta.

    ResponderEliminar
  55. Melhor blog de sempre sobre o código de estrada :)

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde. A minha dúvida é : na pergunta, aparece uma imagem de um triangulo no chão. Como é que sei se tem dois sentidos de transito ? Para saber qual e a via devo me colocar corretamente.


    ResponderEliminar
  57. Boa tarde eu estou a passar a minha carta b, a en mesmo tempo e na auto escola so faço testes de exame com o logiciel alves costa sera a mesmas preguntas no dia do exame ??? obrigado por me responder

    ResponderEliminar
  58. Boa noite.
    Reforço a questão "anterior" colocada aqui no blog.
    Será que os exames poderão ser idênticos ou difere muito e estes apenas servem como método de "estudo". Refiro-me aos testes e livro de alves costa

    ResponderEliminar
  59. Ola...eu gostaria de saber se AXA possível uam pessoa q não ta preparada para exame ser aconselhada comprar dez aulas e não e só isso como lidam com os seus alunos ...eu th impressão que não vão com a minha cara não sei eu sinto q não sou assim tao burra mas tb n sou perfeita n e se e primeira vez q pego num carro e querem q faca td a primeira .... Tem sido MT difícil PA mim

    ResponderEliminar
  60. Ainda não tenho as aulas todas dadas e já me aconselham dez aulas não são 5 mas dez . eu comprendo e vou seguir em frente mas desde inicio que desmotivei completamente e quando me disse PA comprar mais dez caiu me td .

    ResponderEliminar
  61. Eu por mais k estude não kntg o passar no exame de codigo

    ResponderEliminar
  62. os exames lá são do imtt ou da segurança rodoviária ?

    ResponderEliminar
  63. Muito parabens senhor Instrutor., pelo site excelente e esclareceder que ajuda bastante.
    Gostaria que me ajuda- se a esclarecer da forma mais simples a preceber a diferença entre a Tara e o Preço Bruto, se faz favor.

    ResponderEliminar
  64. para estudar para tirar carta de carro normal nao e camioes de camionetas quantas perguntas sao? e qual e o melhor site para treinar?

    ResponderEliminar
  65. tenho exame de código esta quinta e ainda nao estudei quase nada que posso fazer ?ainda a a possibelidade de conseguir passar?

    ResponderEliminar
  66. Ando a tirar a carta e e muito dificil. N entendo nada.

    ResponderEliminar
  67. Vou fazer o meu primeiro (e ultimo espero) exame de código dia 2 de Abril. Espero trazes boas noticias... Boas aulas teóricas e práticas para todos :)

    ResponderEliminar
  68. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  69. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  70. ola eu foi a exame de codigo e perdi com 7 respostas erradas, eu faço testes na internet e tenho sempre 7/8 respostas erradas sera que me podia dar uma ajuda?

    ResponderEliminar
  71. Bom dia, eu daqui a uns dias vou ter exame de condução. Mas estou com algum receio em fazer alguma coisa mal ... E logo se eu chumbar e logo 295 euros, e nao queria nada chumbar, eu nao tenho muita confiança e o meu unico receio é a contornar um passeio que eu ainda nao faco com uma "perna as costas" ... que me diz?

    ResponderEliminar
  72. Boa tarde. Os exames de código de 2015 não sai segurança rodoviária? Só apartir de 2016 certo? Obrigada

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde. Os exames de código de 2015 não sai segurança rodoviária? Só apartir de 2016 certo? Obrigada

    ResponderEliminar
  74. Bom dia Sr:instrutor eu gostaria de saber se no ato da condução para o exame final se o aluno danifica o veículo da escola ao bater em outro veículo quem se responzablizaria pelos gastos?

    ResponderEliminar
  75. qual eh a ordem correta de cedencia de passagem num cruzamento seguindo todos os veiculos em frente?
    eu sei que temos de ceder a passagem a todos os veiculos que se apresentam a nossa direita,mas neste caso nao consiguo perceber nada,da me muita confusao

    ResponderEliminar
  76. Boas, muitos parabens pelo blog, é o seguinte eu vou tirar a carta B+E e gostava de saber o que me irá ser proposto a fazer no exame, visto eu não ter tido aulas para praticar...obrigado

    ResponderEliminar
  77. Ola eu queria saber se e precriso 9 ano de escoloridade

    ResponderEliminar
  78. Antes demais parabéns por este espaço onde se partilha informação tão importante. A minha questão prende-se com o exame do CAM. Não há nada gratuito?. A escola não nos fornece qq material... Alguma dica? Obrigada. Isabel

    ResponderEliminar
  79. Olá boa noite! Sabe dizer-me se as perguntas dos exames no acp são iguais às do imt??obrigado

    ResponderEliminar
  80. Olá sr instrutor estou bastante desanimada porque nao consigo ter confiança a ir a códico e nao consigo estudar como deve de ser pois fui que meio forçada a entrar na escola de conduçao 3 meses antes do meu aniversario e depois comecei a trabalhar com horario repartido e uma folga e agora fez um ano que comecei a carta estou tentando estudar por aqui porem a mim me aparece os ficheiros cortados e eu gostava bastante de tentar estudar por aqui

    ResponderEliminar
  81. Boa noite
    Gostaria de saber se com as alteracoes sofridas no codigo em 2014, posso estudar por aqui se este seite esta atualizado. Obrigado

    ResponderEliminar
  82. Boa tarde Sr instrutor,
    pergunto se é possivel mudar de escola d condução já com exame teórico efetuado?
    osorio

    ResponderEliminar
  83. Boa noite já fui a terceira vez fazer exame de código e perdi, deixei-me ir abaixo por uns meses porque é frustrante não conseguir, só queria umas dicas de estudo que me possa orientar, se calhar não sou apto mas ao mesmo tempo quero mesmo ter a carta dá imenso jeito. Se me pudesse orientar agradecia imenso.

    ResponderEliminar
  84. Boa tarde. Tenho uma enorme dúvida sobre o exame de código. Pela lei, podemos começar a tirar a carta 6 meses antes do dia em que completamos 18 anos, certo? Logo, o exame de condução só pode ser feito já com os 18 anos feitos. Mas o exame de código pode ser feito ainda com os 17 anos ou tem de ser feito também com os 18 anos feitos?
    Eu tinha exame de código marcado e uma semana depois ligaram-me a dizer que como ainda não tinha os 18 anos feitos, que ainda não podia ir a exame de código.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar